Remoção de Verrugas Genitais
As verrugas genitais são pequenas lesões causadas pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV, e que podem ser transmitidas diretamente de pessoa para pessoa ou indiretamente através do uso comunitário das piscinas ou partilha de toalhas, por exemplo. Trata-se de condição frequente, geradora de desconforto e ansiedade aos portadores. No homem, a preocupação é com as lesões visíveis. São estas que devem ser tratadas, pois apresentam um risco maior de transmissão durante o ato sexual.
O diagnóstico é feito das seguintes formas: exame clínico (na maioria das vezes), peniscopia (exame indolor que auxilia no diagnóstico e lesões causadas pelo HPV não visíveis a olho nu) e biopsia do pênis (reservada para caso de suspeitas de câncer).
O tratamento objetiva destruir as verrugas por meio de uma cauterização química (com ácidos), por criocirurgia (feito com nitrogênio ou gás fluoretado), por eletrocauterização (com bisturi elétrico) ou por plasma (com jato de plasma). A cauterização pode ser realizada no consultório e demora apenas alguns minutos. Dependendo do método escolhido e da lesão, a anestesia pode ou não ser utilizada. O método mais adequado dependerá da avaliação do profissional, e da localização e extensão da lesão. Conheça o procedimento, que é realizado em nosso próprio consultório.