Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada. Conheça alguns sinais que indicam que você deve se consultar um urologista quanto antes:
Dores em determinadas regiões
Para um urologista, sentir dor em determinadas regiões podem indicar diversos problemas, como:
dor na região lombar: pode indicar problemas nos rins, como cálculo renal, pielonefrite ou tumor;
dor abdominal: pode sugerir infecções, cálculo renal e, até mesmo, um tumor;
dor no pênis: pode sinalizar infecções, traumas e DST’s;
dor nos testículos ou no epidídimo: é um alerta para inflamações, cisto ou tumor.
Alguns sintomas urinários gerais podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões renais ou, até mesmo, um tumor. Em homens e mulheres os sinais podem ser:
desconforto ao urinar;
gotejamento;
incontinência urinária;
presença de sangue na urina;
aumento da frequência urinária diurna e noturna;
diminuição do fluxo urinário.
Problemas nas relações sexuais dos homens
Quando há sinais de infecções e outros problemas no sistema reprodutor masculino, os sintomas que indicam a necessidade de procurar um urologista são:
Sinais de doenças sexualmente transmissíveis
A consulta com um urologista também deve ser realizada quando o paciente apresenta qualquer sinal que possa indicar a presença de doenças sexualmente transmissíveis. De maneira geral, os sintomas na região do pênis e testículos incluem:
coceira;
vermelhidão;
dor;
bolhas;
feridas;
queimação;
corrimento;
verrugas penianas.
O avanço da idade também é um indício de que você deve se consultar com um urologista. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens acima de 50 anos precisam procurar o profissional para realizar o exame de próstata e o PSA. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
Segundo o INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, respondendo por 29% dos diagnósticos dos cânceres no país. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura do paciente.
Mesmo que você não tenha histórico de câncer de próstata na família, é fundamental passar por uma avaliação urológica. O toque não dura mais do que alguns segundos e é fundamental para identificar qualquer anomalia na próstata.
Ao identificar qualquer um dos sintomas listados acima, procure imediatamente um urologista para realizar uma investigação completa sobre sua saúde sexual e condições do trato urinário. Lembre-se que a consulta ao médico, logo ao identificar os primeiros sinais, aumenta as chances de sucesso do tratamento e evita possíveis complicações independente do tipo de doença ou problema. Afinal, para ter um envelhecimento saudável é preciso começar a cuidar da sua saúde quanto antes.