Urocenter Petrolina - Urologia e Andrologia
A biópsia está indicada em pacientes que apresentaram alguma alteração nos exames de rotina, como o PSA elevado, toque digital alterado ou áreas suspeitas de câncer na ressonância magnética multiparamétrica da próstata. É realizada com uma pequena agulha que retira minúsculos fragmentos da glândula. O exame é guiado por um transdutor de ultrassom introduzido no reto. Pode ser realizada com anestesia local, que torna o procedimento suportável, mas alguns pacientes preferem que seja realizado com sedação.
Como o exame é realizado?
Biópsia transretal - Através do reto, a maneira mais comum. O paciente é posicionado em decúbito lateral, com as pernas fletidas (dobradas).
O examinador irá introduzir um probe de ultrassom com um formato de dedo no reto. O paciente sente uma pressão e um leve desconforto.
O ultrassom obtém imagens da próstata e vesículas seminais. Anestésico local é injetado nos tecidos que circundam a próstata, para minimizar qualquer desconforto.
Após anestesiado, cerca de 12 fragmentos são removidos com agulha de aspiração.
Todo procedimento dura cerca de 20 minutos, paciente sai do consultório da mesma forma que chegou, caminho sem auxílio.
Como se preparar para o teste?
Na véspera do exame às 8h (manhã), iniciar a prevenção tomando 01 comprimido de ciprofloxacino 500 mg, às 8h (manhã) e às 20h (noite) e continuar por mais 6 dias (total de 07 dias).
No dia do exame, 3 horas antes, fazer o preparo intestinal em casa com Fleet Enema, via retal. Ao injetar pelo ânus, espere pelo menos 5 minutos antes de ir ao banheiro. Peça ajuda de algum familiar ou farmacêutico.
Trazer o resultado do exame de sangue (PSA), ultrassonografia ou ressonância magnética.
Tome os seus medicamentos rotineiros no dia do exame. No caso de ser diabético, iniciar seu medicamentos somente após se alimentar.
Caso tome AAS (aspirinas), você deve parar 10 dias antes do exame.
Compareça 30 minutos antes do horário previsto para o exame.
Venha com acompanhante e não planeje voltar dirigindo.
Os fragmentos retirados da próstata serão encaminhados para o laboratório de anatomia patológica e ficarão prontos de 10 a 15 dias úteis.
Cuidados pós-anestésicos
O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte. Nas primeiras 24 horas após o ato anestésico, o paciente está proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perder valor legal. Em caso de náusea, vômitos, prostração, dor ou hemorragia, deve comunicar-se com o médico responsável.
Cuidados gerais
Alimento: Conforme o hábito.
Atividade física: Evitar exercícios extenuantes como musculação, andar a cavalo, jogar tênis, caminhadas em lugares elevados, durante cinco dias. É permitido caminhadas leves em lugares no dia seguinte ao procedimento.
Atividade social: Não ter relações sexuais durante 2 dias após o exame. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o período de utilização do antibiótico. Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento aspirina (AAS).
Medicações
Deverá tomar um comprimido de ciprofloxacina 12/12 horas, com inicio 1 dia antes do exame pela manhã e continuando por mais 6 dias. Siga orientação médica prestando atenção na dose e horário do antibiótico. Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento aspirina (AAS).
Ocorrências
Poderá ocorrer um pequeno sangramento no primeiro jato de urina e presença de sangramento nas fezes, até duas semanas após o procedimento, e no esperma até 2 meses. Não se preocupe, isso é considerado normal. Caso ocorra febre acima de 38° graus e /ou calafrios nos primeiros dias após ao procedimento comunicar-se imediatamente com o seu médico.