Ultrassom Doppler Peniano Fármaco Induzido

O exame doppler colorido peniano com ereção fármaco induzida é um exame de ultrassom do pênis muito utilizado pelo especialista em Medicina Sexual no diagnóstico da Disfunção Erétil e da Doença de Peyronie.

Este é o melhor exame a ser realizado para pesquisar as causas de disfunção erétil, principalmente naqueles pacientes que já estão fazendo tratamento com medicamentos, mas que ainda assim não obtiveram bons resultados. Este exame permite que se observe se há obstrução na artéria que leva sangue ao pênis, se o sangue está saindo muito rápido do pênis e outras alterações,

A doença de Peyronie, também conhecida como fibrose peniana, é uma condição médica caracterizada pelo desenvolvimento de tecido cicatricial fibroso no interior do pênis. Isso pode resultar em curvatura anormal, dor durante a ereção e, em casos mais graves, dificuldade em ter relações sexuais. Nesta patologia, o Doppler Peniano permite avaliar a estrutura interna do pênis, juntamente com o fluxo sanguíneo nas artérias e veias penianas. Isso ajuda a determinar a extensão da curvatura, a presença de placas e a saúde vascular do pênis.

Neste exame, o paciente vai receber uma injeção de um medicamento capaz de induzir uma ereção.  A injeção é feita no pênis, usando-se uma agulha fina. Após isto, o doppler colorido é realizado com aparelho de ultrassom utilizando um pequeno aparelho (transdutor) nas laterais do pênis – onde ficam localizadas estruturas chamadas de corpos cavernosos – que quando embebidos por sangue causam a ereção do pênis. As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico. Observa-se com atenção o fluxo nas artérias penianas e se está ocorrendo algum escape de sangue. O exame é rápido e praticamente indolor.

O doppler de pênis com ereção fármaco-induzida tem por finalidade: