InstagramFacebookLinkLink

Se alguém te perguntar “quem é o médico do homem?”, provavelmente, você deve saber que é o urologista. Muita gente ainda acredita que o urologista é um médico que cuida apenas da saúde do homem, mas isso não corresponde a realidade. O urologista não cuida apenas do aparelho genital masculino, mas de todo problema ou doença do sistema urinário (que envolve rins, bexiga, uretra e ureteres) em homens e mulheres, adultos ou crianças.

Você sabe quando deve consultar um urologista? Alguns sinais relacionados à saúde sexual do homem e ao aparelho urinário de homens e mulheres podem indicar a necessidade de visitar o profissional para obter diagnóstico e tratamento efetivos e preservar sua qualidade de vida. A busca por mais qualidade de vida e vitalidade tem colaborado com a procura pelo atendimento especializado para a saúde. Isso porque as pessoas começaram a perceber o quanto os hábitos preventivos são importantes para viver melhor e evitar doenças. 

Afinal, embora conversem muito com os amigos para tirar dúvidas sobre a saúde, é fundamental consultar um urologista para contar com a opinião de um especialista. O urologista poderá contribuir com a saúde a partir de uma avaliação individualizada – incluindo análise de exames, hábitos diários e do histórico de saúde do paciente – para indicar tratamentos e acompanhamento com outros profissionais.

Qual a função do urologista?

Todo urologista deve ter realizado uma especialização em cirurgia geral e outra em urologia, totalizando 12 anos de dedicação a essa área, no mínimo. O urologista é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, o urologista trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres. O urologista também diagnostica e trata doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e são responsáveis por produzir os hormônios cortisol e adrenalina. Além disso, o urologista cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. 

Todo urologista portanto é um cirurgião, já que em sua carreira acadêmica o profissional passa pela formação em Cirurgia Geral antes de se especializar em Urologia. Como a área possui uma ampla atuação, esse profissional também pode cuidar do diagnóstico e tratamento de doenças urológicas ao atender no consultório ou focar seu atendimento em procedimentos cirúrgicos. 

Quais doenças são tratadas por um urologista?

Como o urologista é o médico dedicado a tratar o sistema urinário, tanto do homem, quanto da mulher, fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos:


Já em relação ao sistema genital masculino, o urologista é responsável por diagnosticar e tratar: 

Andrologia e a saúde sexual masculina

Dentre as diversas práticas da Urologia está a Andrologia, subespecialidade dedicada ao estudo e ao cuidado da saúde íntima masculina. O andrologista é especialista na função sexual masculina, avaliando o sistema reprodutor e até mesmo questões hormonais. Em síntese, no que se refere ao sistema reprodutor masculino, o urologista é para o homem o que o ginecologista é para a mulher. Esse profissional é capaz de avaliar diversos problemas que cercam a saúde íntima do homem como disfunções sexuais, infertilidade, disfunção erétil, ejaculação precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis, conhecidas como DSTs, além de promover métodos contraceptivos masculinos, como o uso da camisinha ou até mesmo a vasectomia, um procedimento que consegue deixar o homem estéril.

A Sociedade Brasileira de Urologia também consente o acompanhamento do andrologista no início das atividades sexuais de jovens. Esse acompanhamento pode rastrear desde uma simples fimose ou excesso de prepúcio que pode interferir negativamente a vida sexual dos homens, até casos de varicocele que podem causar infertilidade masculina. E ainda, para ajudar o paciente no que se refere à fertilidade, o andrologista pode interagir com outras especialidades médicas, como a ginecologia e genética médica. 

Como é feito o diagnóstico por um urologista?

Por tratar diversas doenças, o urologista pode utilizar diversos exames para realizar um diagnóstico preciso, além do exame clínico. Os mais comuns são:

No entanto, cabe ao urologista avaliar cada caso e decidir quais exames são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo.

Qual a diferença entre o médico urologista e o nefrologista?

Enquanto o nefrologista se concentra em disfunções e doenças dos rins, o urologista cuida de forma ampla de problemas que afetam todo o trato urinário. Além disso, o nefrologista possui uma formação clínica geral, enquanto o urologista possui uma base acadêmica voltada para a atuação cirúrgica. Juntamente, as duas especialidades complementam os cuidados com a saúde renal e promovem qualidade de vida aos pacientes.

Quais são os sinais que indicam a necessidade de consultar um urologista?

Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada. Conheça alguns sinais que indicam que você deve se consultar um urologista quanto antes:


Dores em determinadas regiões

Para um urologista, sentir dor em determinadas regiões podem indicar diversos problemas, como:


Sintomas urinários

Alguns sintomas urinários gerais podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões renais ou, até mesmo, um tumor. Em homens e mulheres os sinais podem ser:


Problemas nas relações sexuais dos homens

Quando há sinais de infecções e outros problemas no sistema reprodutor masculino, os sintomas que indicam a necessidade de procurar um urologista são:


Sinais de doenças sexualmente transmissíveis

A consulta com um urologista também deve ser realizada quando o paciente apresenta qualquer sinal que possa indicar a presença de doenças sexualmente transmissíveis. De maneira geral, os sintomas na região do pênis e testículos incluem:


Idade

O avanço da idade também é um indício de que você deve se consultar com um urologista. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens acima de 50 anos precisam procurar o profissional para realizar o exame de próstata e o PSA. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, respondendo por 29% dos diagnósticos dos cânceres no país. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura do paciente.

Mesmo que você não tenha histórico de câncer de próstata na família, é fundamental passar por uma avaliação urológica. O toque não dura mais do que alguns segundos e é fundamental para identificar qualquer anomalia na próstata.

Consulte um especialista

Ao identificar qualquer um dos sintomas listados acima, procure imediatamente um urologista para realizar uma investigação completa sobre sua saúde sexual e condições do trato urinário. Lembre-se que a consulta ao médico, logo ao identificar os primeiros sinais,  aumenta as chances de sucesso do tratamento e evita possíveis complicações independente do tipo de doença ou problema. Afinal, para ter um envelhecimento saudável é preciso começar a cuidar da sua saúde  quanto antes.