Orientações para realização de RTU da próstata

A ressecção endoscópica da próstata ou RTU da próstata ("raspagem da próstata") é a cirurgia padrão ouro para tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB). Antes da cirurgia de próstata, o paciente deve realizar exames laboratoriais e a avaliação com cardiologista é sempre recomendada. Caso se detecte problemas clínicos relevantes, deve-se encaminhar para especialistas para avaliação antes cirurgia.

O objetivo da cirurgia é deixar o fluxo urinário livre, sem dor e com tempo miccional curto. A RTU da próstata, quando bem indicada, transforma a vida do paciente. O paciente fica com jato forte, desaparece a urgência e diminui as micções noturnas. A pessoa dorme melhor e acorda sem cansaço. A melhora da qualidade de vida é o que se almeja como objetivo da cirurgia.

A cirurgia consiste na introdução de um aparelho (ressectoscópio) pela uretra, o qual permite retirar pequenos fragmentos da glândula, promovendo desobstrução do fluxo urinário. Após a cirurgia é colocado uma sonda para irrigar a bexiga até que pare o sangramento.  É uma cirurgia de rápida recuperação, permanecendo no hospital por 1 ou 2 dias após o procedimento.


Algumas explicações importantes:

Na véspera do procedimento:

 

No pós-operatório imediato

 

Após a alta hospitalar:



Cuidados após a alta hospitalar


Quaisquer dúvidas com relação a trâmites burocráticos e administrativos serão solucionadas por nossa equipe, via telefone de contato da clínica.

Confira o termo de consentimento informado para realização da RTU-P

TERMO RTU-P.pdf