Laparoscopia Urológica

A laparoscopia é uma via de acesso cirúrgica que se utiliza de um sistema de vídeo, câmera e pinças especiais que permitem a realização do procedimento por meio de orifícios mínimos, sem grandes incisões. As principais vantagens já bem estabelecidas decorrem do fato de garantir melhor visibilização e menor manipulação de estruturas abdominais, resultando em menos dor no pós-operatório, alta hospitalar mais precoce e retorno rápido às atividades habituais. A técnica de cirurgia laparoscópica na urologia pode ser aplicada para o diagnóstico e tratamento de doenças renais, testiculares, adrenais, na bexiga, próstata e ureter.

A laparoscopia urológica possui diversas vantagens para o paciente e para a equipe cirúrgica, como:

Conheça os principais tipos de aplicação da cirurgia laparoscópica na Urologia

Atualmente, existem cinco principais tipos de cirurgias laparoscópicas urológicas, que são divididas de acordo com a área onde são aplicadas. As principais cirurgias laparoscópicas na urologia são:

Prostatectomia radical laparoscópica

A Prostatectomia radical laparoscópica é a cirurgia indicada para a remoção da próstata e/ou tratamento de câncer e tumores na próstata, como com a remoção de vesículas seminais e linfonodos. Essa técnica se destaca por estar associada com um melhor pós-operatório, menos dores e maior rapidez de recuperação.

Nefrectomia laparoscópica

A Nefrectomia laparoscópica é empregada para a remoção do rim, sendo que essa técnica é a mais escolhida para o tratamento do câncer ou exclusão renal principalmente por conta do menor sangramento durante a cirurgia e todos os benefícios citados anteriormente.

Nefrectomia parcial laparoscópica

A nefrectomia parcial laparoscópica é uma opção de tratamento cirúrgico para o câncer de rim localizado. Esta cirurgia é indicada sempre que possível e o objetivo é remover a parte do rim que está acometida pelo tumor, deixando intacta a maior quantidade possível de tecido renal saudável.

Adrenalectomia laparoscópica

A técnica da adrenalectomia laparoscópica é empregada para a remoção da glândula supra renal, sendo que essa técnica é uma das mais indicadas para esse tipo de remoção, por conta de todos os benefícios da técnica de laparoscopia.

Pieloplastia laparoscópica

A pieloplastia laparoscópica é uma técnica empregada no tratamento da Estenose de Junção Ureteropélvica (conhecida como estenose de JUP). Em pacientes com estenose ocorre o estreitamento do ureter, interferindo na drenagem da urina. A cirurgia consiste na remoção desse estreitamento, o que exige muita técnica e precisão por parte do cirurgião, por isso a aplicação da laparoscopia nesses casos é tão indicada.