Endourologia

A endourologia é o ramo da urologia que examina e trata as patologias de forma minimamente invasiva por meio da manipulação endoscópica, com o auxílio de pequenas câmeras e instrumentos que são inseridos no trato urinário. Entre as principais doenças tratadas está a litíase urinária, as famosas pedras nos rins.

Por meio das cirurgias endoscópicas, é possível fornecer um tratamento menos invasivo e recuperação mais rápida, diminuindo as chances de complicações.

Doenças tratadas pela Endourologia

Litíase Urinária

A litíase urinária, também chamada de cálculo urinário, sempre foi uma doença amplamente tratada pela urologia e foi revolucionada pela cirurgia transuretral ou percutânea, ou seja, pelo acesso ao órgão com pedras de forma minimamente invasiva.

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna é uma doença que afeta muitos homens após os 50 anos, mas estima-se que apenas 10% deles precisem passar por uma cirurgia para atenuar os sintomas. Entre as opções de procedimentos, está a ressecção endoscópica transuretral da próstata (RTU-P).

Essa cirurgia é indicada para os pacientes com dificuldade para urinar, problema que diminui a qualidade de vida e traz desconfortos.

Tumores da Bexiga

A cirurgia endoscópica é feita quando é diagnosticado um tumor na bexiga e é a forma mais eficaz e adequada de tratamento dos tumores superficiais.

A cirurgia endoscópica é realizada frequentemente em doentes com tumores superficiais da bexiga, sendo esta técnica designada de ressecção transuretral da bexiga (RTU-B). A intervenção permite a coleta de fragmentos do tumor. Os fragmentos removidos são avaliados, de forma a saber se o tumor é superficial (atingindo apenas o revestimento superficial da bexiga) ou invasivo (atinge a parede muscular da bexiga).