Orientações para realização de Pieloplastia Laparoscópica

Pieloplastia é o tratamento da estenose da junção uretero-pélvica (JUP), que é a união do rim com o ureter. Quando esta junção está estreita, geralmente por um defeito congênito (de nascença), chamamos de estenose de JUP. Seu tratamento pode ser cirúrgico, e a cirurgia consiste em remover a porção estreita e fazer nova junção, dessa vez ampla, entre o rim e o ureter. O nome desta cirurgia é pieloplastia.

A cirurgia está indicada quando a estenose da junção entre a pelve renal e o ureter estiver causando alguma(s) das seguintes condições: prejuízo no funcionamento do rim, dor (principalmente a dor desencadeada por ingestão de grande quantidade de líquidos), infecções ou cálculos renais.

A pieloplastia atualmente tem sido feita frequentemente por técnica laparoscópica (pieloplastia laparoscópica), já que dessa forma o paciente sente menos dor, fica menos tempo internado, retorna mais rapidamente às atividades cotidianas e tem um resultado estético superior ao da cirurgia aberta.

Sobre o procedimento:

Sobre o Cateter Duplo-J:

Na véspera do procedimento:

No pós-operatório imediato:

Após a alta hospitalar:


- sangramento/hematoma: é comum o aparecimento de alguns sinais de sangue ao redor da cicatriz às trocas de curativo, por isso ele deve ser trocado diariamente. O acúmulo de sangue abaixo da área operada, hematoma, eventualmente ocorre e é reabsorvido após alguns dias. Além disso, eventualmente observamos equimose arroxeada no dorso, que também desaparece após alguns dias.

- dor: apesar de poder haver dor, o mais comum é um relato de incômodo local, para isso são utilizados medicamentos específicos.

- sintomas mais comuns relacionados ao cateter duplo J: dor nas costas; sensação de urgência para urinar; dor ou desconforto na região baixa do abdômen; ardência para urinar

- sensação de vontade de urinar: o cateter duplo-J com uma ponta no interior da da bexiga estimula a mesma e isso gera essa sensação, que em geral diminui com o passar dos dias. Em casos de persistência, existem medicamentos para isso também, solicite a seu médico.

~ urina avermelhada: é comum sua urina ficar tingida de rosa ou vermelho quando você se movimenta um pouco mais. Isso é devido ao cateter Duplo-J esfregar-se contra sua bexiga. Se isso ocorrer, reduza suas caminhadas e aumente a ingestão de líquidos.

- obstipação: é comum a sensação de intestino preso e muitas vezes a evacuação só ocorre em casa, após a alta. Na internação, serão administrados medicamentos para controle disso e na alta podemos deixar as mesmas medicações caso não melhore o sintoma.

Confira o termo de consentimento informado para realização da prostatectomia radical laparoscópica:

TERMO PIELOPLASTIA VLP.pdf