Orientações para realização de Ureterorrenolitotripsia

A ureterorrenolitotripsia é uma cirurgia para tratamento de cálculos que estão localizados nas vias urinárias ou no rim. Tem sido considerado o padrão-ouro de tratamentos das calculoses urinárias com graus de sucesso acima de 95%. Esta é uma técnica endoscópica que vai permitir a visualização, manipulação e eliminação dos cálculos no interior dos rins ou dos ureteres, a partir de um ureteroscópio, que vai portar uma câmera muito fininha através da uretra, passar pela bexiga, o ureter e o rim. Então, é introduzida uma fibra laser para ureterorrenolitotripsia que vai pulverizar os cálculos. O procedimento é sempre realizado com anestesia.

Existem dois tipos de ureterorrenolitotripsia: a rígida e a flexível. A diferença entre a ureterolitotripsia rígida e a flexível é que a primeira é feita com um ureteroscópio rígido que permite a visualização e manipulação de cálculos apenas em linha reta, e é utilizada principalmente para as pedras localizadas no ureter. Já a ureterolitotripsia flexível é realizada com um ureteroscópio flexível que pode ser curvado até 270°, o que permite a eliminação dos cálculos localizados no interior do rim.

Assista um vídeo explicativo sobre a Ureterorrenolitotripsia Flexível

Na véspera do procedimento:

 

No pós-operatório

 

Após a alta hospitalar:



Cuidados após a alta hospitalar


Quaisquer dúvidas com relação a trâmites burocráticos e administrativos serão solucionadas por nossa equipe, via telefone de contato da clínica.

Confira os termos de consentimento informados para realização da Ureterorrenolitotripsia (rígida e flexível)

TERMO URETERORRENO RIGIDA.pdf

Ureterorrenolitotripsia rígida

TERMO URETERORRENO FLEXIVEL.pdf

Ureterorrenolitotripsia flexível