Hiperplasia da próstata

A hiperplasia benigna da próstata, também conhecida como HBP, é uma condição comum em homens mais velhos, na qual a próstata aumenta de tamanho. É uma condição benigna, o que significa que não é cancerígena, mas pode causar sintomas urinários desconfortáveis.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que está localizada logo abaixo da bexiga. A sua função é produzir líquido prostático que é adicionado ao sêmen durante a ejaculação. A próstata envolve a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Quando a próstata aumenta de tamanho, pode comprimir a uretra e interferir no fluxo urinário.

Os sintomas da HBP incluem dificuldade em iniciar o fluxo urinário, diminuição do calibre do jato de urina, necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e fluxo urinário intermitente. Se a HBP não for tratada, pode levar a complicações, como infecções urinárias, retenção urinária aguda e danos à bexiga e rins.

O diagnóstico da HBP é feito com base em sintomas, exame físico e testes de diagnóstico, como ultrassonografia e exame de urina. O tratamento depende da gravidade dos sintomas e pode incluir medicamentos para reduzir o tamanho da próstata, medicamentos para relaxar os músculos da bexiga e cirurgia para remover parte da próstata ou a próstata inteira.

É importante que os homens com mais de 50 anos de idade façam exames de rotina da próstata, incluindo o exame de toque retal e o teste de PSA (antígeno prostático específico), para detectar precocemente quaisquer alterações na próstata.

Saiba mais