Orientações para coleta do PSA

O exame de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças benignas da próstata, como a prostatite e lesões no geral. O exame PSA é solicitado para diagnóstico das doenças prostáticas, estadiamento e prognóstico do câncer de próstata, monitorar a resposta do tratamento e detectar a recidiva do câncer da próstata. O PSA é solicitado para que seja avaliada as condições da glândula, já que doenças naturais como hiperplasia benigna da próstata ocorrem invariavelmente pelo envelhecimento do homem, assim como o câncer da próstata.

PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), é uma substância produzida pela célula prostática, eliminado para a luz da glândula e que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação. O líquido seminal ejaculado provém da glândula prostática, das vesículas seminais (que se encontram atrás e para cima da próstata) e menos de 1% por espermatozoides, que vêm dos testículos e epidídimos pelo ductos deferentes). A maior parte do PSA vem do sêmen, mas uma pequena quantidade pode ser encontrada no sangue. Na verdade, o que ocorre é um refluxo do PSA para o sangue que deveria ir para a luz da glândula, e isto acontece quando há alguma lesão na parede da célula prostática provocada, por exemplo por trauma, inflamação, infecção, proliferação benigna da próstata, conhecida por hiperplasia benigna da próstata ou pelo próprio câncer. Em resumo, qualquer lesão da membrana da célula prostática pode causar escape do PSA de dentro da célula para o sangue, mesmo que transitoriamente.

O PSA é medido por um exame de sangue, que deve ser realizado em jejum mínimo de 4 horas. Ele é mensurado por técnica laboratorial de alta sensibilidade para detectar uma pequena quantidade de molécula que estaria presente no sangue, técnica conhecida como radioimunoensaio. O exame NÃO pode ser realizado nas seguintes condições:


No caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário, com exceção do jejum de 4 horas.