Orientações para realização de biópsia de próstata

A biópsia está indicada em pacientes que apresentaram alguma alteração nos exames de rotina, como o PSA elevado, toque digital alterado ou áreas suspeitas de câncer na ressonância magnética multiparamétrica da próstata. É realizada com uma pequena agulha que retira minúsculos fragmentos da glândula. O exame é guiado por um transdutor de ultrassom introduzido no reto. Pode ser realizada com anestesia local, que torna o procedimento suportável, mas alguns pacientes preferem que seja realizado com sedação.

Como o exame é realizado?

Biópsia transretal  - Através do reto, a maneira mais comum. O paciente é posicionado em decúbito lateral, com as pernas fletidas (dobradas).

Todo procedimento dura cerca de 20 minutos, paciente sai do consultório da mesma forma que chegou, caminho sem auxílio.

Como se preparar para o teste?


Cuidados pós-anestésicos

O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte. Nas primeiras 24 horas após o ato anestésico, o paciente está proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perder valor legal. Em caso de náusea, vômitos, prostração, dor ou hemorragia, deve comunicar-se com o médico responsável. 


Cuidados gerais


Medicações

Deverá tomar um comprimido de ciprofloxacina 12/12 horas, com inicio 1 dia antes do exame pela manhã e continuando por mais 6 dias. Siga orientação médica prestando atenção na dose e horário do antibiótico. Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento aspirina (AAS). 


Ocorrências

Poderá ocorrer um pequeno sangramento no primeiro jato de urina e presença de sangramento nas fezes, até duas semanas após o procedimento, e no esperma até 2 meses. Não se preocupe, isso é considerado normal. Caso ocorra febre acima de 38° graus e /ou calafrios nos primeiros dias após ao procedimento comunicar-se imediatamente com o seu médico.